Tratado de Microbiologia Médica

Luís Távora Tavira dirigiu o Capítulo de Parasitologia Médica. Clique na figura para ver aspectos do livro. A obra Microbiologia Médica foi escrita por docentes universitários, médicos e investigadores de Portugal e dos PALOP com vasta experiência e conhecimento nas diferentes áreas versadas. Destina-se a estudantes pré e pós-graduados do ensino universitário e politécnico, e também a profissionais de saúde.

Aborda os principais microrganismos com importância médica ao nível da sua forma, estrutura, classificação, ciclo replicativo, patogénese e imunidade, bem como as manifestações clínicas, laboratoriais, epidemiológicas, tratamento, prevenção e controlo das infeções por eles provocadas.

O leitor tem agora ao dispor uma obra que foi estruturada e escrita de modo a permitir uma melhor compreensão de uma temática tão complexa como os microrganismos e a sua interação com o hospedeiro. Esta obra única, em dois volumes e em língua portuguesa, é amplamente ilustrada e suportada por um aparelho pedagógico consistente. Os textos são originais e dispõem de uma iconografia composta por mais de 300 figuras a cores que proporcionam informação adicional e simplificam a matéria mais complexa. Além das caixas com curiosidades os autores incluem casos clínicos para ilustrarem o diagnóstico e o tratamento de doenças infeciosas. No fim de cada capítulo, o leitor encontra ainda perguntas de revisão, um excelente auxiliar na preparação para os exames; as suas respostas estão disponíveis online na página do livro.

Microbiologia Médica dispõe ainda de uma lista de siglas e abreviaturas com cerca de 240 entradas e de uma lista de mais de 1500 latinismos, que suportam o conteúdo dos seus dois volumes.

Acreditamos que esta edição atual e rigorosa é uma obra de excelência na área da microbiologia médica em todo o mundo lusófono.