PRISCA Avaliação de Risco Fetal

PRISCA 4.0 é um software de cálculo estatístico de risco para o síndrome de Down (trisomia 21), síndrome de Edwards (trisomia 18) no primeiro e segundo trimestre de gravidez e para o defeito do tubo neural (DTN) no segundo trimestre.

Continue a leitura

Diabetes: hemoglobina glicosilada

diabetesmagnifyer.jpg

Os níveis médios de glicémia e a estabilidade dos mesmos são factores muito importantes na prevenção dos danos nos órgãos-alvo do diabético. A utilização de indicadores de variação estáveis e fiáveis é fundamental para o seu controlo.

Assim, a HealthGest Laboratório passou a incluir nos resultados de Hemoglobina glicada os valores do padrão NGSP[1], IFCC[2] e a Glicose Média Estimada (GME).  

Para monitorizar o controlo do diabetes, a hemoglobina glicada [Hemoglobina glicosilada, Hemoglobina A1c] é relatada como uma percentagem, e o objectivo recomendado do tratamento é mantê-la abaixo de 7,0%.

Continue a leitura

PANORAMA teste genético pré-natal

A HealthGest, em parceria com o Grupo Joaquim Chaves e a Natera disponibiliza o “Teste Pré-Natal Não-Invasivo em Sangue Materno”, que tem como objetivo fazer, sem nenhum risco para a mãe ou para a gravidez, o rastreio (“screening”) para pesquisar, no DNA fetal circulante no sangue da gestante, alterações numéricas, ou seja, cópias extra (trissomia) ou faltantes (monossomia) de 5 cromossomas, a saber: 21, 18, 13, X e Y.

Attachments:
Download this file (pt_geneticTests_BAT.pdf)Testes Genéticos[Informação Geral sobre Testagem Genética]463 kB

Continue a leitura

Nota sobre Estreptococos B e gravidez

Nos países mais desenvolvidos, o Streptococcus betahemolítico do grupo B (SGB), uma bactéria de Gram positivo, é a principal causa de meningite (infecção do fluído e revestimento cerebral) e sépsis (septicémia; infecção do sangue) no recém-nascido na primeira semana de vida.

Cerca de 25% das mulheres grávidas são portadoras de SGB na vagina e/ou recto. Estas bactérias podem aparecer e desaparecer do organismo humano sem que as pessoas tenham especiais sintomas, i.e. a mulher pode, em grande parte dos casos não ter qualquer sintoma associado.

Continue a leitura

Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é uma doença crónica que afecta quase 25% da população adulta mundial, ou seja, um em cada quatro indivíduos. Em Portugal, atinge 42.1% dos indivíduos adultos, tendo apenas 11.2% a sua pressão arterial controlada!

Attachments:
Download this file (Folheto Hipertensão.pdf)Folheto Hipertensão [Folheto informativo do Centro Médico dos Mártires]1513 kB

Continue a leitura