Nutrição

Nutritionist.jpeg

A HealthGest oferece agora uma Consulta de Nutrição estruturada aos seus clientes, coordenada por especialista residente e virada para a prevenção da doença, melhoria das condições de vida e correcção associada a condições como a doença cardio-vascular, diabetes, obesidade e doenças osteoartoculares degerativas. 

O Nutricionismo consiste no estudo da relação entre os alimentos ingeridos e o nosso vigor e bem-estar. É uma especialidade médica que abrange a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de patologias nas quais os distúrbios relacionados com a alimentação constituem factores preponderantes, tais como a alergia ou intolerância a determinados alimentos, a insuficiência e carência de vitaminas, minerais e oligoelementos, afecções cardiovasculares e respiratórias, situações de obesidade, alimentação compulsiva, anorexia e bulimia, doenças ósseas, magreza, diabetes, entre outros.

A nutrição é um processo biológico em que, por meio dos alimentos, os organismos assimilam nutrientes para a realização das suas funções vitais. No domínio da saúde e da medicina, a nutrição consiste no estudo da relação entre os alimentos ingeridos e o nosso vigor e bem-estar. Do ponto de vista nutricional o ser humano é encarado como um todo, onde a mente e o corpo se encontram intimamente ligados.

Ao estudar os benefícios e malefícios para a saúde, dos nutrientes existentes nos alimentos, o nutricionista também traça orientações alimentares destinadas e promover a melhoria energética, a correcção do peso e o aumento da longevidade de cada indivíduo em particular. Nessa área é de grande importância uma abordagem multidisciplinar, fazendo com que, na prática clínica, o nutricionismo esteja associado a outras especialidades médicas ou não, como por exemplo a endocrinologia, gastroenterologia, medicina desportiva, nutrição, psicoterapia, educação física, fisiatria e terapia ocupacional.

A observância de hábitos alimentares correctos não só permite atingir um nível físico elevado, como um estado de saúde optimizado, minimizando assim os riscos de desenvolvimento ou agravamento de patologias anteriormente enunciadas.

Na consulta, o nutricionista analisa o papel fundamental que os alimentos podem desempenhar na prevenção e no tratamento de vários problemas de saúde do paciente e elabora um conjunto de estratégias, que o ajudam na adesão de novos hábitos alimentares e comportamentos desejáveis para melhorar a sua saúde.