Medicina Tropical

A Medicina Tropical abrange um vasto leque de patologias que são quase exclusivamente tropicais, normalmente doenças infecciosas típicas das zonas tropicais, bem como problemas médicos comuns ou em ascenção nos países tropicais. Trata-se de uma consulta de clínica médica que se dirige especialmente às doenças transmissíveis e sua prevenção e tratamento.

Medicina tropical é assim o ramo da medicina que lida com problemas de saúde que ocorrem unicamente, são mais disseminados ou se mostram mais difíceis de controlar nas regiões tropicais ou subtropicais. Sendo também uma das grandes áreas de atuação do infectologista.

Muitas infecções que são classificadas como "moléstias tropicais" costumavam ser endémicas em países localizados em áreas temperadas ou mesmo de clima frio. Era o caso da hanseníasecóleramaláriapóliosarampoinfestações por nemátodes e amebíase, entre outras. O desaparecimento destas moléstias dos países desenvolvidos foi provocado principalmente por melhorias em habitação, dieta, saneamento e higiene pessoal. Visto que o clima não é o principal motivo pelo qual estas infecções permanecem endêmicas em regiões tropicais, há uma tendência em curso para renomear esta especialidade como "medicina geográfica".

Acoplada à Medicina Tropical, efectuamos também uma consulta de Medicina do Viajante, dirigida, como o nome indica, a pessoas que vão viajar para locais de diferentes situações geográficas e onde é necessário acautelar os riscos de doenças transmissíveis, através de aconselhamento, vacinação e/ou eventual medicação profilática. Pessoas que chegam ou regressam ao país, têm também nesta consulta a possibilidade de escrutinar e prevenir a doença.